Title

TNC: Uma jornada rumo à gestão sustentável da água

A crise hídrica voltou ao centro dos debates do Sustainable Brands 2015 com a apresentação de Samuel Barrêto, gerente nacional de água da The Nature Conservancy (TNC). Na plenária "Como conectar com as necessidades da sociedade", ele discursou sobre a escassez de água nos centros urbanos (com foco na situação de São Paulo).

"A discussão está centrada hoje em São Paulo, mas vai se estender para outras regiões. Já existe uma pressão da sociedade sobre os grandes usuários de água no setor privado. Há empresas que correm o risco de perder a licença de uso de água, pois numa situação de conflito, a prioridade sempre será dada ao abastecimento da população", afirmou.

Além disso, com base nos dados da TNC, Barreto alertou: "Nos atuais níveis de consumo, as obras em andamento para reduzir a crise hídrica já estarão obsoletas em dez anos".

A jornada rumo a uma gestão sustentável dos recursos hídricos, segundo Barrêto, passa por várias etapas: conscientização, conhecimento sobre os impactos, ações internas e coletivas e influência na governança. "A ação coletiva e integrada entre a sociedade, o setor privado e o governos é o que vai impulsionar essa virada", disse o especialista.

 

 

Comentários