Title

Reserva Votorantim traz a exposição Floresta Viva ao Activation Hub

A exposição Floresta Viva será uma das atrações da Sustainable Brands Rio 2016 e estará presente no Activation Hub. O fotógrafo Luciano Candisani, que há mais de 18 anos se dedica à documentação da natureza, é o autor das 30 fotos que compõem a exposição . Exibidas pela primeira vez em formato de ensaio fotográfico, as imagens retratam a fauna, a flora e as paisagens da Mata Atlântica, registradas no Legado das Águas – Reserva Votorantim, área de 31 mil hectares protegida pela Votorantim há mais de 50 anos, localizada a 120 quilômetros de São Paulo.

A exposição é composta por fotografias que ao mesmo tempo retratam a exuberância da mata preservada e a presença dos animais em seu habitat natural – incluindo alguns muito raros ou ameaçados de extinção, como a primeira anta albina registrada na natureza, e o cachorro-do-mato-vinagre. “A minha motivação criativa é buscar imagens capazes de evocar a ligação inexorável entre as espécies e o ambiente nos espaços naturais ainda originais, como o Legado das Águas”, diz Luciano Candisani. O nome Floresta Viva é inspirado na concepção de que uma floresta que é viva é a antítese da floresta fadada a sucumbir à falta dos animais. “Os animais são fundamentais para a perpetuação de uma floresta”, completa Candisani.

As imagens que compõe a mostra Floresta Viva foram produzidas desde 2012, quando Luciano Candisani começou a fotografar o Legado das Águas com o objetivo de registrar a conservação da floresta e a riqueza da fauna e da flora na Reserva Votorantim. Os Estúdios na Mata começaram a ser montados em 2013, sendo que, em média, a cada mês eram instalados em lugares diferentes, para capturar uma diversidade maior de animais. O trabalho com os Estúdios na Mata gerou um acervo com mais de 400 fotografias, incluindo o registro de 18 espécies da fauna da Mata Atlântica. Somadas às fotos feitas pelo método tradicional, já foram registradas 65 espécies de animais em ambiente natural, em cerca de 40 expedições fotográficas realizadas por Candisani ao Legado das Águas desde 2012.

O Legado das Águas é uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do país, com 31 mil hectares. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área vem sendo preservada pela Votorantim há mais 50 anos, com o objetivo de proteger as nascentes da bacia do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, parcerias acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Comentários