Title

Raj Sisodia: capitalismo consciente é caminho sem volta para o sucesso dos negócios

Como superar a visão de que o capitalismo é incapaz de responder aos atuais desafios do planeta, como a erradicação da miséria? Para Raj Sisodia, do Instituto Capitalismo Consciente, último palestrante da plenária de abertura da SB Rio 2015, a resposta está em reaproximar os negócios das pessoas, reconquistando sua confiança – e demonstrando os benefícios desse modelo econômico para o bem-estar da humanidade.

“Os negócios não são somente exploração, egoísmo, lucro a qualquer custo. Se não criamos valor, fundamentalmente, não sobrevivemos”, diz Sisodia, que também é professor no Babson College, em Massachussets, nos Estados Unidos. “Negócios geram valor e são éticos, porque se baseiam na troca voluntária de produtos e serviços – ou seja, na liberdade de ação”.

Segundo o palestrante, dados atuais dão conta de que a expansão do capitalismo está levando à erradicação da pobreza extrema, por exemplo – isso aconteceria em 30 anos, mantidas as atuais tendências. “Isso é uma prova de que o capitalismo ajuda, e não necessariamente dificulta, o bem-estar das pessoas”, afirma.

Com base nos quatro pilares do capitalismo consciente – integração dos públicos estratégicos, lideranças conscientes, cultura de consciência e propósito maior –, o pesquisador destaca que as empresas que terão sucesso no futuro devem gerar valor e riqueza a partir de um propósito claro de contribuição. “As empresas devem perceber que, no fundo, estamos todos no mesmo barco – e temos uma capacidade de transformação infinita”, afirmou.

Comentários