Title

Pindorama: projetos para (re)conhecer o Brasil

Três cases de impacto e engajamento, por meio de conteúdos que impactaram aproximadamente 50 milhões de pessoas Brasil afora, foram apresentados por Estevão Ciavata, sócio-fundador da Pindorama Filmes, no encerramento da plenária da tarde desta quarta-feira na conferência SB Rio 2015.

Com uma extensa carreira como autor, diretor e produtor de cinema e TV, incluindo produções como “Brasil Legal” e “Central da Periferia”, Ciavata aproveitou para apresentar a trajetória da Pindorama, incluindo o projeto “Um pé de quê?”, que chegou aos 15 anos de atividade com mais de 150 programas e filmagens em 20 estados e sete países.

Os três projetos diferem na temática, mas têm em comum a proposta de descobrir faces não exploradas da cultura brasileira e promover reflexões críticas sobre estilos de vida e cidadania. O primeiro, de 2002, tratava da educação de donos de animais domésticos; o segundo, “Vozes do Clima”, contou com a participação de Marcos Palmeira e abordou a criticidade das mudanças climáticas. Já o último, “Amazônia S/A”, é uma série de cinco episódios sobre a Amazônia Brasileira, com narração de Fernanda Montenegro e mais de 10 mil quilômetros de viagens pelas comunidades e cidades amazônicas.

Segundo Ciavata, as três oportunidades permitiram descobrir diferentes lados da cultura brasileira. “Conseguimos obter patrocínio e financiamento sem expor ou apresentar as marcas nos materiais, e pudemos desenvolver materiais que levam a uma crítica legítima da nossa sociedade, dos nossos costumes, do nosso modo de enxergar a realidade brasileira”, afirmou.

Comentários