Title

Parceria com South Pole Group ajudará SB Rio 15 a compensar emissões

A Sustainable Brands Rio 2015 firmou, pelo segundo ano consecutivo, uma parceria com o South Pole Group para compensar* as emissões de CO2 da conferência. O total de emissões de GEE da SB Rio 15 será calculado com base em fatores como número total de participantes, os meios de transporte utilizados e distância média percorrida por eles. Também serão levados em conta o consumo de energia elétrica, alimentação e hospedagem. O South Pole Group, empresa com matriz em Zurique e operações com 16 escritórios espalhados por seis continentes, irá realizar certificados de redução de emissão verificados (créditos de carbono) de um projeto brasileiro que promove o desenvolvimento limpo e sustentável. A neutralização das emissões do evento asseguram a continuidade do projeto de redução de emissão. Auditores independentes verificaram o impacto climático positivo do projeto em questão seguindo protocolos de monitoramento internacionais.

O projeto

Um agrupamento de três projetos de pequenas centrais hidrelétricas – duas localizadas no estado de Rondônia e uma no estado vizinho do Mato Grosso - conectadas ao sistema elétrico Rondônia-Acre (RO), que apoia a missão das autoridades brasileiras de promover o desenvolvimento sustentável ao fornecer às pessoas das áreas rurais acesso à eletricidade oriunda de uma fonte limpa e renovável. Essa fonte de eletricidade mais limpa tem impacto significativo na sustentabilidade ambiental visto que substituiu parte dos combustíveis fóssil usado nas termoelétricas. O resultado é a redução das emissões de gases do efeito estufa. A capacidade instalada total dos três projetos é de 14.5 MW.

O acesso a eletricidade é um pré-requisito no alcance ao desenvolvimento sustentável. Aumentar o acesso a eletricidade em áreas rurais é uma das principais preocupações para as autoridades
brasileiras. Tradicionalmente, sistemas elétricos isolados que utilizam usinas térmicas a base de combustíveis fóssil, como o de Rondônia-Acre, foram instaladas para aumentar a taxa de eletrificação nessas áreas. Essas usinas, a base de combustíveis fóssil, contribuem para as emissões de dióxido de carbono o que é desastroso para o meio ambiente.

Impactos socioeconômicos e ambientais
• oportunidades de emprego para a população local, já que as usinas necessitam de times de operação, gerenciamento e serviços de reparo.
• controle e redução de níveis de poluição da área pela substituição de geração a base de combustíveis fóssil pela energia limpa
• estímulo para mais iniciativas inovadoras, além de encorajar o desenvolvimento de unidades de energia renovável mais modernas e eficientes por todo o Brasil.
• contribuição para a sustentabilidade ambiental na região através da substituição de combustíveis fóssil por energia renovável.

 

Comentários