Title

Pão de Açúcar mostra como a inovação tem transformado o varejo

Há mais de 15 anos a rede de supermercados Pão de Açúcar iniciou um movimento profundo para colocar a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos da marca. Nesse período, desenvolveu iniciativas pioneiras, como o Programa de Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e o Projeto Novo de Novo. No SB Rio 2016, o Gerente de Inovação João Mariano contará como o varejo, enquanto elo entre consumidores e produtores, assumindo papel de curador, tem o privilégio de criar experiências para fomentar o pensamento coletivo em busca de um consumo mais consciente.

 “O varejo é um ecossistema complexo, contudo opera em uma grande cadeia de relações e de diversidades, em que as pessoas fazem toda a diferença”, afirma Mariano. Dessa forma, a partir da premissa de que deve elaborar ações em defesa do meio ambiente, o varejo pode criar experiências que melhorem a vida das pessoas, causando impactos positivos na sociedade.

É o caso do Caras do Brasil, um programa de comercialização que abre um canal de vendas para pequenas organizações. Seu principal objetivo é ser um passo no fortalecimento do desenvolvimento sustentável no país, promovendo o crescimento econômico com a premissa de gerar riqueza às populações menos favorecidas, além de estimular o consumo consciente. O Caras do Brasil, lançado em dezembro de 2002, permite a venda de mercadorias provenientes desse tipo de comércio nas lojas Pão de Açúcar de todo o país.

Curioso por natureza, João Mariano escolheu a arquitetura como base, mas ao longo de sua trajetória, se fascinou pelo varejo e por entender como as pessoas se relacionam com o consumo e com as marcas. Acredita que marcas precisam Re[Inventar] experiências que melhorem a vida das pessoas e que causem impacto positivo na sociedade. Ele lidera a equipe de Conceito e Inovação do Pão de Açúcar e dedica-se a desenhar experiências que façam as pessoas felizes. João está no GPA há oito anos.

Comentários