Title

NEWINC: educação, economia de recursos e ganhos compartilhados

Fazer a gestão de recursos e resíduos nos canteiros de obras de modo a organizar o consumo e a economia de materiais e de recursos naturais, direcionando o descarte dos materiais recicláveis. Com essa diretriz, a incorporadora NEWINC vem inovando no setor de construção civil, reduzindo custos e aplicando a economia circular em prol dos trabalhadores das obras.

Além de reaproveitar água do banho dos funcionários na obra e produzir aquecimento de água de banho com apineis solares, a empresa reaproveita o entulho de construção, fabricando blocos de material agregado a partir da moagem do entulho. Isso evitando custos de descarte indevido, além de serem replicados em casas doadas a funcionários por meio de um programa estruturado de educação e economia de recursos. "Nossas obras não têm caçamba", afirma Claudio de Carvalho, sócio-diretor da empresa, em sua palestra na Plenária.

A cada R$ 30 mil economizados, uma casa é doada a um dos trabalhadores, sendo construida com materiais reciclados e doados. "É uma atitude pedagógica, não assistencialista", reafirma Carvalho. Com um critério de seleção e pontuação ligado ao envolvimento dos trabalhadores nos programas educacionais e ao reconhecimento de seus companheiros de trabalho, a doação das casas premia os funcionários das obras da NEWINC, sejam os contratados diretos ou terceirizados nos canteiros da empresa. Desta forma, a NEWINC consegue converter os resultados em benefícios para o meio-ambiente, para as pessoas e ainda gera economia na obra que se transforma em um preço mais competitivo para o mercado e acessível para o cliente.

 

 

 

 

Comentários