Title

Inovação da Schneider Electric possibilita uso de energia solar à noite

Seu filho é do tipo que só dorme com uma luz acesa? E há muitas quedas de energia na sua casa? Energia solar é uma opção. "Ah, mas é a noite?". A Mobiya resolve esse problema.

Trata-se de uma solução eficiente produzida pela Schneider Electric. É uma luminária LED que, durante o dia, recarrega um bateria com tecnologia Lítio-Ferro-Fosfato (com vida útil de até quatro anos) com a luz do sol. E à noite serve para iluminar ou mesmo recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks. Também é ideal para a prática de atividades externas, como pesca, camping, trilha e outros.

Com a bateria totalmente carregada, a Mobiya tem autonomia de até 48 horas. Além da lâmpada, vem com cabo com 5 adaptadores. Com designer inovador e funcional, é resistente à água, podendo ser usada na chuva e até embaixo d’água, em uma profundidade de até meio metro, por uma hora. Além disso, é resistente a quedas de até 1,5m.

A novidade estará em exposição ao público presente na SBRio 15 e, após o evento, será doada para uma comunidade com demanda energética.

LUZ NA FLORESTA

O acesso à energia limpa e segura ainda é um desafio global. Segundo relatório do Banco Mundial, 1,2 bilhão de pessoas não tem acesso à energia em todo mundo e cerca de 3 bilhões possuem um acesso inseguro, caro ou movido por combustíveis fósseis.

A Schneider Electric investe em soluções de acesso à energia no segmento de sistemas solares, e seu portfólio conta com opções para atender demanda por energia em comunidades remotas do Brasil.

Como forma de contribuir com a melhoria do acesso à energia, a empresa entregou, no início de 2015, mais de 600 unidades da Mobiya a comunidades ribeirinhas na região de Laranjal do Jari e Monte Dourado, na divisa dos estados do Pará e Amapá. Adquiridas por uma concessionária de energia que tem uma usina hidrelétrica da região, as unidades da Mobiya é usada nas casas, que anteriormente recebiam energia por meio de geradores à base de diesel.

A Mobiya tem uma importância especial durante o período de colheita de castanha, que é a principal fonte de renda local, quando os homens passam dias dentro da floresta fechada. Antes, eles usavam lanternas comuns que, além de não durar o tempo necessário, utilizavam pilhas, que eram enterradas na floresta quando não tinham mais utilidade, o que acabava contaminando o solo. A Mobiya vem contribuindo para solucionar essa questão.

Também foram entregues as comunidades kits de iluminação por energia solar, instalados pelos próprios moradores em escolas, postes de saúde e centros comunitários.

Activation hub

A Schneider Electric vai comandar um dos Activations Hub da SB Rio 15, no dia 26, às 15h30 (Lounge H), com o tema "Entendendo o impacto da eficiência energética no contexto ambiental, econômico e social".

Comentários