Title

Ambievo: inovação brasileira em descontaminação de solo

“Brasileiros conseguem inovar”. Com essa frase marcante, Fernando Pecoraro, fundador e CEO da Ambievo, apresentou sua tecnologia de inovadora de recuperação de solos contaminados: a  Recoy, e o Ymaco, processo patenteado de limpeza de tanques de armazenamento de petróleo e seus derivados.

Os serviços utilizam produtos 100% naturais e oferecem como vantagem a baixa geração de efluentes, remoção do óleo a frio (sem uso de energia) e a reutilização tanto do óleo quanto do solo, Melhor: o sistema é móvel. O equipamento de descontaminação está instalado em uma carreta de caminhão, que se locomove até o local a ser descontaminado. O solo contaminado é depositado na carreta, é descontaminado a 20 toneladas por hora, e  sai limpo depois.

O segredo? A empresa desenvolveu uma solução orgânica a partir da utilização do terpeno, um substrato da laranja com características desengraxantes, mas com qualidade superior aos produtos químicos sintetizados existentes no mercado.

Os resultados alcançados têm sido bastante satisfatórios: além da redução de resíduos e de impactos ambientais, há benefícios financeiros em toda a cadeia de descarte de materiais nocivos ao meio ambiente.

A Ambievo foi reconhecida recentemente em uma competição global de química verde, realizada em parceria pela Nasa, Nike, USAID e Departamento de Estado dos Estados Unidos, e agora prepara sua entrada no mercado americano.

Comentários